Barrinhas de cereais, sopas instantâneas e sucos de caixinha. À princípio a lista parece de uma pessoa que está de dieta. Mas esses produtos com cara de mocinhos podem ser, na verdade, vilões do regime caso não sejam consumidos adequadamente. Tudo porque eles costumam trazer altas concentrações de açúcar, sódio e gordura. Confira a listinha que a nutricionista funcional Andréa Santa Rosa Garcia criou sobre outros cinco falsos amigos da dieta. Olho aberto neles!
- Gelatina: “tem baixa caloria e ajuda na parte do colágeno e das fibras. Mas a do mercado é rica em corante, que gera aumento de inflamação do organismo e dificulta o emagrecimento. Uma opção é usar gelatina incolor. Para dar gosto pode-se empregar suco de uva integral”.
- Adoçante: “diversos estudos mostram que o uso de qualquer tipo de adoçante provoca o aumento do peso corporal devido a alguns mecanismos biológicos que envolvem a diminuição da saciedade e a atrofia das papilas gustativas, o que deixa o consumidor mais propício à compulsão por doces. A ingestão em excesso também pode levar a um comprometimento na absorção de nutrientes durante a digestão. A melhor opção sempre será o mais natural. Sugiro, por exemplo, os açúcares demerara e mascavo orgânicos que sofrem um processo de refinamento menor que os demais. O ideal é que a pessoa se acostume com o gosto dos alimentos e não com o gosto do açúcar ou do adoçante”.
- Pão integral: “normalmente, ele tem 90% de farinha branca e 10% de farinha integral. A farinha branca não agrega valor nutricional, e estimula a produção de insulina e de hormônio anabólico, que aumenta a quantidade de gordura. Para saber se a marca está utilizando mais a farinha integral do que as demais, basta olhar no rótulo. A farinha integral deve aparecer antes das demais farinhas. Já existem marcas que trabalham com a farinha 100% integral. Outras opções interessantes são a tapioca adicionada da chia e os pães sem glúten”.
- Shoyu: “todo mundo acha que é maravilhoso, mas ele tem muito glutamato monossódico, uma substância que gera excitabilidade no sistema nervoso central, o que faz com que a pessoa fique mais ansiosa, irritadiça e até perca a concentração e o foco. Ele também contém muito corante de caramelo. Procure o shoyu macrobiótico (existem três no mercado). Outra dica bacana é diluir o shoyu em limão ou água”.
- Soja: “a proteína da soja é muito difícil de ser digerida, por isso ela dá uma sensação de inchaço. Além disso, para alguns, pode ser um alimento alergênico. A maioria da soja do Brasil é transgênica, ou seja, já sofreu algum processo de modificação genética, por isso recomendo apenas a orgânica. O melhor é consumir no tipo de natto, tofu e em outras formas que não sejam fermentadas”.
Fonte:Globo
Adorei as dicas!!
ResponderExcluirmaisbelamulher.com